Survey Portugal

Caros participantes,

O projeto europeu ASUMIE, financiado pelo programa Erasmus + KA2 – pretende partilhar conhecimentos e criar uma rede em torno do conceito de apoios adicionais na educação inclusiva para crianças e adolescentes com deficiência.

Na Europa, os diferentes países caminham para o processo de educação inclusiva com ritmos distintos, dependendo da legislação de cada um e da sua história de apoio e educação. Muito trabalho tem sido realizado através dos acordos alcançados através da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do compromisso de muitos professores e profissionais para implementar os direitos nela contidos. Os riscos de marginalização e discriminação das pessoas com deficiência e fragilidades estão, no entanto, sempre presentes nos grupos, organizações e sociedade. É importante continuar a promover a sensibilidade e a cultura a favor das pessoas com deficiência, dos seus familiares e dos profissionais que cuidam delas.

Vimos solicitar a sua colaboração para uma melhor compreensão da situação em Portugal através do preenchimento de um inquérito que se insere no projeto de investigação ASUMIE, e que envolve sete países europeus: Bélgica, Bulgária, República Checa, Itália, Noruega, Eslovénia e Portugal.

Este inquérito foi desenvolvido com o intuito de proporcionar mais conhecimentos sobre: o tipo de ajuda e apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as metodologias e estratégias educacionais utilizadas para promover sua qualidade de vida e da sua família, dentro e fora da escola. Apelamos à sua colaboração através do preenchimento do questionário, pois consideramos que pelas suas funções poderá ser uma testemunha das iniciativas e projetos de apoio/reabilitação/inclusão levados a cabo em Portugal.

Se desejar, podemos comunicar-lhe os resultados desta investigação através do email: reflect.pt@gmail.com.

Lembramos que as suas respostas ao questionário são anónimas e respeitam a Lei Nacional de Proteção de Dados.

Por favor, preencha todas as partes do questionário. Pode escolher mais do que uma opção.

No final, haverá uma pergunta à qual poderá expressar livremente a sua opinião.

No início do questionário, pedimos-lhe gentilmente que nos indique o seu endereço de correio electrónico. É opcional que forneça o seu endereço de correio electrónico, com o único objectivo de nos ajudar a gerir a exactidão das informações e de o contactar apenas no caso de nos depararmos com qualquer problema na obtenção das informações.

Agradecemos a sua atenção.

P´A Equipa ASUMIE

Adelinda Araújo Candeias, António Portelada & Maria João Carapeto

ATENÇÃO: para responder a perguntas de múltipla escolha será necessário manter premida a tecla CTRL enquanto se selecciona as respostas com o Click.






*Definição para Professor de apoio*


*Definição para Auxiliar de ação educativa / assistente operacional*




*Definição para Auxiliar de ação educativa / assistente operacional*






 GDPR

Definitions

Auxiliar de ação educativa / assistente operacional



Professor de apoio